BusinessTimes

Petrobras (PETR4) é destaque de alta no Ibovespa após reunião com equipe de transição de Lula

29 nov 2022, 11:25 - atualizado em 29 nov 2022, 13:17
Petrobras, Lula, Ações
O plano da Petrobras pode ser revisto pelo governo Lula, caso a equipe considere realizar alterações nas diretrizes (Imagem: Bloomberg)

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam 3,62% e 3,78%, respectivamente, e estavam entre as maiores altas do Ibovespa, por volta das 11h15 nesta terça-feira (29).

O otimismo com os papéis acontece depois da primeira reunião entre a diretoria da empresa e o grupo de energia da equipe de transição do governo Lula, que se desenrolou na noite de ontem.

A companhia irá divulgar seu plano estratégico 2023-2027 na próxima quarta (30), depois do fechamento do mercado – e a depender da aprovação do conselho de administração da empresa.

  • O que fazer com as ações da Petrobras (PETR4)? Por um lado, a petroleira tende a se beneficiar da conjuntura macroeconômica que favorece a alta de commodities, como o petróleo. Por outro, é uma estatal que está à mercê de decisões políticas.  Acesse o ‘veredito final’ sobre PETR4 neste relatório gratuito: DEVO COMPRAR OU VENDER PETROBRAS?

O plano, no entanto, pode ser revisto pelo futuro governo Lula, caso a sua equipe considere importante realizar alterações nas diretrizes de investimento da Petrobras.

Atualmente, a estatal concentra seus esforços na exploração e produção em campos de petróleo do pré-sal. Além disso, a companhia tem realizado diversos desinvestimentos, de vendas de fatias de campos de exploração a outras companhias.

O novo comando da companhia, por outro lado, sinaliza o interesse de investir em energias renováveis.

Mauricio Tolmasquim, coordenador-executivo do grupo de trabalho de energia da equipe de transição, confirmou ao Valor Econômico que “alguns aspectos vão ser revistos, como a transição energética, [com o objetivo] de transformar a Petrobras em uma empresa de energia”.

Para a Ativa Investimentos, apesar de ser inegável que os múltiplos atuais precificam uma dependência quase que exclusiva a fósseis, “abandonar a estratégia atual para entrar de cabeça em projetos que proporcionam menor retorno não nos parece uma estratégia maximizadora de valor”.

Os analistas consideram negativo, do ponto de vista da rentabilidade, a intenção da Petrobras de avançar em projetos de energia eólica e solar de forma mais forte nos próximos anos.

Além disso, a corretora ressalta que o mercado tem visto petrolíferas globais, sem expertise prévia em renováveis, tendo problema para desenvolver esta estratégia ao longo dos últimos anos.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.