Carteira Recomendada

Petrobras (PETR4) é a campeã, mas 17 analistas apontam três outras preferidas para buscar dividendos em janeiro

06 jan 2025, 15:50 - atualizado em 06 jan 2025, 15:52
ações dividendos
Petrobras (PETR4) se consagra em mais um mês como a ação mais indicada por analistas para buscar dividendos (Imagem: iStock/Edson Souza)

A virada do ano promete a perspectiva de 365 (ou 366) dias em aberto para mudança e esperança por tempos melhores. No entanto, não é isso que o mercado financeiro experimenta com a entrada de 2025.

O sentimento deixado pela ineficiência do pacote fiscal, disparada do dólar e perspectiva de um ciclo de aperto monetário intenso é amargo entre os investidores, que viram o Ibovespa (IBOV) encerrar 2024 com uma desvalorização de 10,36%, o pior desempenho anual desde 2021.

Em meio a um cenário que demanda cautela, para aqueles que buscam nos investimentos o pagamento de dividendos, não há novidade em quem ocupa o lugar de mais indicada: Petrobras (PETR4) permanece campeã.

É o que mostra levantamento realizado pelo Money Times, que mapeou as carteiras recomendadas de dividendos divulgadas por 17 bancos e corretoras para o mês de janeiro.

  • VEJA MAIS: Evento do Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, recebe especialistas do mercado para compartilhar recomendações, aprofundar teses e estratégias para 2025; veja como assistir gratuitamente

A coroa de mais indicada também foi da petrolífera estatal em dezembro.

Na visão do BTG Pactual, a companhia oferece uma combinação atraente de dividendos elevados — podendo chegar a um retorno de 12% dos pagamentos ordinários –, juntamente com múltiplos descontados em relação aos seus pares, crescimento futuro da produção e uma possível valorização a partir de uma eventual melhora das condições macroeconômicas no Brasil.

“O compromisso reiterado da administração de evitar excesso de reservas de caixa, fortalece a tese de pagamentos especiais em 2025, o que poderia elevar o dividend yield para 14-15%. Mesmo sem esses pagamentos especiais, os dividendos ordinários projetados da Petrobras, por si só, apresentam uma razão convincente para manter as ações”, argumentam os analistas.

A Petrobras é a principal escolha do BTG Pactual no setor de petróleo e gás. No entanto, destacam que os principais riscos à tese incluem possíveis atividades inesperadas de fusão e aquisição e imposição de controle sobre os preços dos combustíveis.

Analistas do Safra também veem a Petrobras com um valuation atrativo, com as ações negociando com desconto em relação aos pares internacionais e à sua média histórica.

Para o Safra, os resultados da petroleira continuarão robustos no curto e médio prazo e a empresa deve manter uma boa capacidade de distribuição de dividendos.

Outras 3 ações para buscar dividendos

No levantamento realizado pelo Money Times, três companhias aparecem empatadas na segunda colocação de mais indicadas para buscar dividendos. Telefônica Brasil (VIVT3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Vale (VALE3) são as opções para quem não quer — ou quer ir além — da Petrobras.

Na avaliação da Empiricus Research, a Telefônica Brasil, dona da Vivo, tem conseguido mostrar boa expansão do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), além de boa capacidade de repasse de preços e baixo churn (cancelamentos).

Os analistas da casa comentam que a expectativa de redução de capex (investimentos) começou a se confirmar, o que tem resultado em um aumento gradual na distribuição de proventos. “Quem sabe, pode permitir a companhia voltar a ser uma das melhores pagadoras de dividendos da Bolsa nos próximos trimestres”, ponderam.

A Empiricus Research projeta um dividend yield (retorno de dividendos) para a Telefônica de 9% em 2025.

Sobre Itaú, analistas da Ágora Investimentos estimam que, combinando o impacto do menor ruído regulatório e uma posição de capital robusta até o final de 2024, o banco deve distribuir entre R$ 12,7 bilhões e R$ 20,8 bilhões em dividendos extraordinários no quarto trimestre de 2024 (4T24).

Por fim, sobre Vale, analistas do Safra esperam uma melhora gradual do mercado imobiliário chinês com estímulos do governo, o que poderia dar suporte para os preços do minério de ferro.

“A empresa deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas. Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas”, comentam.

Veja as ações mais indicadas entre analistas para dividendos

Empresa Ticker Recomendação
Petrobras PETR4 11
Telefônica Brasil VIVT3 9
Itaú Unibanco ITUB4 9
Vale VALE3 9
Copel CPLE6 7
Banco do Brasil BBAS3 7
Cemig CMIG4 7

Levantamento

Participaram do levantamento Ágora Investimentos, Andbank, BB InvestimentosBTG Pactual, Daycoval, Empiricus Research, Genial InvestimentosItaú BBA, Nova Futura, PagBank, Planner, Rico, Safra, Santander, Terra Investimentos, Toro Investimentos e XP Investimentos.

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar