Petrobras (PETR4): Dois futuros para a companhia nas mãos do Cade
A operação da Petrobras (PETR4) de venda da refinaria Lubnor (Lubrificantes Derivados de Petróleo no Nordeste) para a Grepar Participações por US$ 34 milhões esta em processo de avaliação pelo Cade.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica adiou o julgamento do caso, que aconteceria na última semana. Mas a decisão do órgão pode resultar em dois cenários, segundo Érica Arruda, assessora de investimentos e sócia da Acqua Vero.
Caso a revisão da venda seja aprovada, “pode ocorrer uma mudança na estratégia da Petrobras”, avalia, com a petroleira mantendo as refinarias que seriam vendidas. Além disso, a decisão pode permitir que empresa continue operando e aumente seus investimentos nas refinarias.
-
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estaremos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
A estatal terá a oportunidade de fortalecer a sua posição no segmento de refino de petróleo e manter uma presença significativa, “possivelmente ampliando a sua capacidade de produção”, explica.
Segundo Érica Arruda, a justificativa dada para essa mudança de estratégia na estatal, contudo, será “crucial”. “A Petrobras vai precisar apresentar uma explicação e convencer o mercado de como essa decisão pode beneficiá-lo”, pontua.
Se o Cade não aprovar a revisão da venda, o plano original de desinvestimentos deve prosseguir e o processo de venda das refinarias que já estão em andamento devem ser concluídos.
“Isso pode provocar uma entrada de novos players no setor de refino de petróleo”, segundo a especialista.
Nesse cenário, uma possibilidade para a Petrobras é focar na sua estratégia de ampliar a capacidade de processamento de petróleo e investir em tecnologias mais sustentáveis.