Comprar ou vender?

Petrobras (PETR4) dispara 26% neste ano; é hora de cautela?

14 jul 2023, 14:43 - atualizado em 14 jul 2023, 14:44
Petrobras petr4 andrade gutierrez odebrecht utc licitações concorrências lava jato
Alocação de mais investimentos em energias renováveis pode ser um risco, segundo gestor. (Imagem: Agência Petrobras)

Com a divulgação do balanço do segundo trimestre da Petrobras (PETR4) prevista para 3 de agosto e em meio a uma disparada de 26% das ações da estatal neste ano, o BTG Pactual afirmou que agora vê com cautela o investimento na empresa.

Para o banco, o preço atual das ações, de cerca de R$ 29, reflete um cenário mais benigno depois da redução de riscos em relação a política de preços de combustível, revisões no plano de investimentos e política de dividendos. 

“O mercado parece já estar precificando um retorno total aos acionistas (dividendos + recompras) em 2023 de mais de 12% (equivalente a um pagamento superior a 40% dos ganhos), o que acreditamos limitar o potencial da ação”, disse em relatório assinado por Leonardo Correa e equipe.

Os analistas também destacaram que a Petrobras tem sido mais agressiva em sua política de preços de combustíveis com a sequência de cortes de preços dos combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petrobras no radar do mercado

Anand Kishore, gestor na Daycoval Asset, destacou que a Petrobras ainda precisa definir seu plano estratégico para entender a dimensão dos investimentos da petroleira.

A alocação de mais investimentos em energias renováveis pode ser um risco, segundo o gestor. Apesar de muitos investidores gostarem da estratégia, dúvidas sobre a rentabilidade dos projetos persistem.

Há também a expectativa envolvendo a nova política de dividendos da estatal. A Guide Investimentos ressalta a importância deste tópico para a tese de investimento da Petrobras, visto que quem investe na empresa está interessado em dividendos, e não em crescimento.