Agenda do Dia

Petrobras (PETR4) desvaloriza R$ 29,9 bilhões após gafe de Prates; confira a agenda desta quinta (29)

29 fev 2024, 7:40 - atualizado em 29 fev 2024, 7:41
petrobras dividendos agenda
Agenda: Presidente da Petrobras falou em entrevista que estatal seria mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários. (Imagem: Agência Petrobras)

Ontem, a Petrobras (PETR4) virou o pesadelo da bolsa de valores, após falas do presidente Jean Paul Prates assustarem o mercado. Em um único dia, a empresa desvalorizou R$ 29,9 bilhões após os seus papéis desabarem 5%, segundo informações do Estadão.

O CEO da estatal disse, em entrevista à Bloomberg, que a Petrobras seria mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários à medida que se move para se tornar uma potência de energia renovável.

“As decisões da administração sobre dividendos, incluindo a proposta de destinação do resultado a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Ordinária marcada para 25 de abril de 2024″, afirmou.

Depois da reação negativa no mercado, a Petrobras se pronunciou dizendo que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de dividendos ainda não declarados.

Do lado político, hoje acontece o segundo dia de encontro entre ministros e presidentes de bancos centrais do G20. O tema previsto para o dia é de tributação dos mais ricos, tema que o ministro Fernando Haddad vem defendendo desde que assumiu a pastas, no ano passado.

Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (29)

Horário Programação Local
09h Reunião bilateral com o Presidente da República Cooperativa da Guiana, Irfaan Ali Centro de Conferências Arthur Chung – Georgetown, Guiana
11h30 Partida para Kingstown Aeroporto Internacional Cheddi Jagan – Georgetown, Guiana
12h45 Chegada a Kingstown Aeroporto Internacional Argyle – Kingstown, São Vicente e Granadinas

Economia

Chegou a hora da verdade: hoje saem os dados do Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE), o índice inflacionário preferido do Federal Reserve.

A projeção do mercado aponta para uma ligeira alta de 0,2% para 0,3% no comparativo mensal, enquanto a inflação deve desaceleras de 2,6% para 2,4% na base anualizada. Já o núcleo do PCE, que excluí os preços voláteis de energia e alimentos, deve ficar em 0,4% no mês, caindo de 2,9% para 2,8% no ano.

Na agenda nacional, o destaque vai para a taxa de desemprego.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (29)

Horário País Indicador
02h00 Japão Construção de Novas Casas (Janeiro)
04h00 Alemanha Vendas no Varejo (Janeiro)
06h00 Alemanha CPI (Fevereiro)
08h30 Brasil Balanço Orçamentário
09h00 Brasil Taxa de Desemprego no Brasil
10h15 Brasil Indicador de Incerteza da Economia (Fevereiro)
10h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
10h30 EUA Índice de Preços PCE (Janeiro)
10h30 EUA Gastos Pessoais (Janeiro)
12h00 EUA Vendas Pendentes de Moradias (Janeiro)
21h30 Japão PMI Industrial (Fevereiro)
22h30 China PMI Composto, Industrial e não-manufatura (Fevereiro)

*Com Renan Dantas