Petrobras (PETR4): Desinvestimentos estão em risco se gasolina continuar com preço defasado
O plano de desinvestimentos da Petrobras (PETR4) está em risco se a gasolina continuar com preço defasado, disseram analistas da Genial Investimentos em relatório nesta segunda-feira (14).
As falas vieram após os especialistas enxergarem que mesmo após o reajuste de 18,8% da gasolina e 24,9% do diesel, os preços dos combustíveis seguem defasados em relação aos preços internacionais.
Para os analistas da corretora, isso pode ser visto como “algo péssimo para o segmento de refino privado, que compra o petróleo da Petrobrás a preços de mercado”.
Os especialistas comentam que a petroleira brasileira possui meta de reduzir a concentração de mercado no setor de refino de 90% para 50%.
“Mas com o risco da ausência da paridade permanecer, a possibilidade de alguma outra companhia entrar nesse segmento é muito baixa”, afirmam.
Sendo assim, a Genial calcula um preço-alvo de R$ 32,40 para as ações Petrobras, alta de 1,82% na comparação com o fechamento desta sexta-feira (11).
Além disso, eles dizem que a recomendação de compra ou venda do ativo está em revisão.
A corretora explica ainda que para uma possível solução seria a criação de um subsídio que envolva o setor privado.
“Vale lembrar que estamos falando de ativos com valor de mercado acima de R$ 50 bilhões se considerarmos as refinarias que estão sendo ofertadas para desinvestimento”, concluem.