BusinessTimes

Petrobras (PETR4): Decisão de reduzir dividendos pode ser repentina, diz BTG

02 jan 2023, 9:03 - atualizado em 02 jan 2023, 9:03
Jean Paul Prates
Mandato de Paes de Andrade termina em abril de 2023, o que pode impedir que Prates assuma o comando em breve.(Imagem: Roque de SÃ/Agência Senado)

Qualquer decisão da Petrobras (PETR4) de reduzir a porcentagem do lucro líquido paga em dividendos pode ser repentina, o que provocaria uma rápida deterioração na percepção de risco, disse o BTG Pactual nesta segunda-feira (2).

“O simples fato de haver esforços para mudar o Plano Estratégico da empresa deve ser suficiente para aumentar a volatilidade das ações”, disseram os analistas Pedro Soares e Thiago Duarte, que assinam o relatório do banco. Eles falaram em “cautela” com as ações.

Relatório da equipe de transição energética do novo governo pede a revisão do Plano Estratégico da Petrobras em até 60 dias após a posse. O texto fala em mais recursos para o segmento de refino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Troca na Petrobras

O BTG disse estar “cético” quanto a uma revisão nesse prazo, considerando a “falta de visibilidade” sobre a possível renúncia do atual presidente da empresa, Caio Paes de Andrade.

O mandato de Paes de Andrade termina em abril de 2023, o que pode impedir que o indicado pelo governo Lula, o senador Jean Prates, assuma o comando em breve.

“Como o atual CEO já anunciou planos de trabalhar para o governo do estado de São Paulo, é razoável supor que ele deixará o cargo mais cedo”, comentou o BTG. “Se ele renunciar, o governo Lula seria capaz de nomear mais rapidamente um novo presidente da Petrobras”.

O futuro CEO da estatal disse que será revista a política de preços de combustíveis – que foi o que garantiu o vultuoso pagamento de dividendos nos últimos anos.

“O ruído na Petrobras está alto desde a eleição e provavelmente levará um tempo para diminuir”, disseram os analistas.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.