AgroTimes

Petrobras (PETR4) contrata Engeman para retomar produção de fertilizantes no Nordeste neste ano

16 set 2025, 11:52 - atualizado em 16 set 2025, 11:52
Petrobras PETR4 dividendos
(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Flickr)

A Petrobras (PETR4) assinou um contrato de operação e manutenção de até cinco anos com a empresa de serviços industriais Engeman que visa a retomada das operações de suas fábricas de fertilizantes nitrogenados na Bahia e em Sergipe até o fim do ano, informou a petroleira nesta terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A licitação para a contratação da Engeman foi possível após a Petrobras firmar em maio um acordo com a Unigel para encerrar um contrato de arrendamento e litígios relacionados, permitindo que as unidades retornassem à posse da estatal.

“A previsão é que a posse para a Petrobras seja restabelecida no mês que vem, prazo no qual a Unigel desmobilizará suas equipes e realizará demais processos do encerramento do arrendamento”, disse a Petrobras, no comunicado nesta terça-feira.

A petroleira havia arrendado as fábricas para a Unigel em 2019, por dez anos, mas elas foram paralisadas em 2023, sob a alegação da parceira de que os altos preços do gás natural no Brasil inviabilizavam a operação de forma lucrativa.

O avanço da Petrobras com a contratação da Engeman atende a anseios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu desde o início do seu mandato o retorno de investimentos da estatal no setor, uma vez que o Brasil, uma potência agrícola, é fortemente dependente de importações de fertilizantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investimentos da Petrobras no segmento, entretanto, são vistos como controversos, uma vez que o produto importado chega ao Brasil a custos competitivos.

A Petrobras adicionou nesta terça-feira que o contrato com a Engeman vai gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos para atender as duas fábricas, com priorização da mão de obra local, “reforçando o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional”.

A Engeman atende indústrias de vários setores, como óleo e gás, mineração, química, petroquímica e fertilizantes, papel e celulose, siderurgia, naval e energia, entre outros, com atividades de referência em manutenção industrial e gestão de manutenção, segundo o site da companhia.

Nas Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) serão produzidas amônia, ureia perolada e Arla-32, em contrato que ainda inclui a operação dos Terminais Marítimos de Amônia e Ureia no Porto de Aratu, em Candeias, na Bahia. Já na Fafen-SE serão produzidas amônia, ureia perolada e ureia granulada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar