Mercados

Petrobras (PETR4): conselho já tem data para oficializar nova CEO; ministro diz que investidor não terá surpresas

21 maio 2024, 15:22 - atualizado em 21 maio 2024, 15:22
petrobras
Conselho de administração da Petrobras deve aprovar Magda Chambriard para a presidência da estatal na sexta-feira (24) (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O conselho de administração da Petrobras (PETR3;PETR4) deve se reunir na sexta-feira (24) para aprovar Magda Chambriard como a nova presidente da estatal, segundo três fontes a par do assunto ouvidas pela Reuters.

Chambriard teria recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a missão de acelerar investimentos na Petrobras, buscando tornar a companhia a principal indutora de renda e emprego no Brasil.

Em evento no Rio de Janeiro nesta terça-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que, sob a nova gestão, a companhia deverá cumprir seu plano de investimentos, sem surpresas para o investidor.

Segundo ele, a estatal é “extremamente lucrativa e vai continuar responsável com seus investimentos”. No entanto, reforçou a missão que a petroleira terá de impulsionar a economia brasileira, por meio de iniciativas de ampliação da oferta de gás a custo mais baixo.

  • A Petrobras (PETR4) divulgou seu resultado do 1T24 e novamente ficou abaixo das expectativas do mercado. O que fazer com as ações da empresa agora? Vale a pena investir para receber seus dividendos? Confira a resposta no Giro do Mercado:

A troca de comando na Petrobras

As ações da Petrobras levaram um “sacode” após o anúncio de que Lula demitiu Jean Paul Prates. O mercado interpretou a demissão como uma interferência política, gerando sentimento de aversão nos investidores.

Em relatório recente, publicado em 15 de maio, os analistas Vitor Sousa e Israel Rodrigues, da Genial Investimentos, avaliaram a troca de Prates como negativa para a tese da companhia.

Eles apontam que o grande risco em sua substituição reside no retorno e/ou intensificação de políticas que julgam equivocadas por parte da empresa, principalmente no que diz respeito a alocação de capital.

“Se por um lado o direcionamento da empresa a partir de agora está claro, resta saber a intensidade que essas questões serão aplicadas na empresa. Por enquanto, imaginamos que só vamos ter maior grau de materialidade em relação a esse ponto no próximo Planejamento Estratégico da empresa.”

A Genial tem recomendação manter para PETR4, com preço-alvo de R$ 47.

  • Gigantes estatais têm os bastidores revelados. Ex-líderes se reúnem e “abrem o jogo” sobre experiência na Petrobras, Eletrobras e Caixa. Descubra tudo ao vivo, participando do evento “Elas Revolucionaram as Estatais” no dia 28/05. Retire seu ingresso gratuito aqui

O analista Mateus Haag, da Guide Investimentos, avalia que Prates conquistou a confiança do mercado durante seu mandato e o impacto da troca foi negativo.

“Embora várias das mudanças na estatal (política de precificação de combustíveis, diminuição de dividendos, flexibilização do estatuto) tivessem ido contra a geração de valor para os acionistas, a companhia seguia com forte desempenho operacional e boas projeções”, pondera sobre o mandato de Prates.

Haag aponta que Magda Chambriard provavelmente atenderá melhor os interesses do governo. Por outro lado, tendo em vista que o governo poderia ter indicado alguém sem experiência no setor e com viés somente político, o analista julga Magda como adequada para o cargo.

“As prováveis alterações na estratégia da estatal serão chave para tomarmos nossa decisão de recomendação em relação a Petrobras. No momento, esperamos que não haja mais distribuição de dividendos extraordinários, plano estratégico com previsão de mais investimentos e mantimento da política de precificação de combustíveis”, avalia.

Até o momento, a casa mantém a recomendação de compra para Petrobras.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar