Petrobras (PETR4) confirma saída de CEO
O CEO da Petrobras (PETR4), Caio Paes de Andrade, renunciou ao cargo, informou a estatal nesta quarta-feira (4). A saída do executivo, cujo mandato terminaria em abril, foi aprovada em conselho de administração.
Segundo a estatal, o colegiado nomeou o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, para ocupar o cargo interinamente.
Na véspera, a Petrobras informou que o senador Jean-Paul Prates havia sido oficialmente indicado pelo governo para comandar a companhia.
Segundo a empresa, a documentação de Prates está, neste momento, na Casa Civil para análise e, uma vez aprovada, será encaminha pelo governo para a averiguação do comitê de elegibilidade da própria Petrobras.
Tal análise poderá levar de oito a nove dias, segundo a Reuters. Depois, a Petrobras ainda deverá cumprir um prazo de 30 dias entre a convocação e a realização da assembleia.
Interino na Petrobras
Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ), entre outros.
O executivo atua na Petrobras há 35 anos, ocupando diversas funções gerenciais.
Ele foi gerente executivo de Sistemas de Superfície e em de novembro de 2018 tornou-se gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia.
Veja o comunicado da Petrobras