Petrobras (PETR4) confirma estudos para expansão da produção de ‘diesel R’
A Petrobras (PETR4) confirmou nesta segunda-feira (17) que realiza novos estudos de projetos para expansão da produção de diesel R.
O combustível é produzido pela estatal por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que contém uma parcela de diesel verde (HVO, em inglês), podendo variar de 5% (Diesel R5) até 10% (Diesel R10).
“Estão sendo estudadas adequações para coprocessamento do Diesel R nas refinarias Regap (Refinaria Gabriel Passos) e Rnest (Refinaria Abreu e Lima)”, disse a empresa.
Segundo a Petrobras, também são avaliadas novas plantas dedicadas para produção do diesel R100, com matéria-prima 100% sustentável, na Rnet e no Polo Gaslub – que poderá ter ampliação de escopo para produzir produtos petroquímicos de segunda geração, informou a companhia.
A estatal destacou que o Plano Estratégico 2023-27 já contempla investimentos de US$ 4,4 bilhões em projetos com foco na transição energética direcionados a iniciativas em baixo carbono, dos quais US$ 600 milhões no Programa BioRefino, voltado para o desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis nas refinarias RPBC (Refinaria Presidente Bernardes), Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), Reduc (Refinaria Duque de Caxias) e Replan (Refinaria de Paulínia).
“Os novos estudos estão alinhados com as propostas a serem consideradas no Planejamento Estratégico da Companhia, conforme comunicado em 31/03/2023, no sentido de dar ênfase na adequação e aprimoramento do parque atual de refino por meio do ganho de eficiência e conjugação de matérias-primas de matriz renovável no desenvolvimento de processos industriais resilientes e produtos sustentáveis”, disse.
A Petrobras ponderou que os estudos são preliminares e ainda serão submetidos às instâncias de governança da companhia.