Empresas

Petrobras (PETR4) conclui primeira perfuração na Margem Equatorial; viabilidade econômica ainda é dúvida

27 jan 2024, 14:35 - atualizado em 27 jan 2024, 14:35
petrobras- petr4 -petr3
Foi encontrado nesta primeira perfuração a presença de hidrocarboneto. (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR4) concluiu a primeira perfuração do poço exploratório de Pitu Oeste, na Bacia Potiguar na Margem Equatorial, conforme comunicado ao mercado divulgado nesta sexta-feira (26). Os trabalhos haviam começado há pouco mais de um mês.

Segundo a estatal, a empresa comunicou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que identificou presença de hidrocarboneto. No entanto, ainda é preciso avaliar à viabilidade econômica do produto, de acordo com o documento.

O poço faz parte da concessão BMPOT-17 e está localizado em águas profundas a 52 km da costa do Rio Grande do Norte. A Margem Equatorial se estende até ao Amapá e engloba bacias hidrográficas da foz do Rio Amazonas Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.

Ainda no comunicado, a Petrobras informa que dará continuidade à pesquisa exploratória na região e planeja para fevereiro a segunda perfuração na Bacia Potiguar, no poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79 km da costa do Estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.

  • Mais uma bolada bilionária da Vivo (VIVT3): Entenda como redução de capital de R$ 1,5 bilhão pode ir parar no bolso dos acionistas da empresa, e se vale a pena ter as ações para receber uma fatia; É só assistir ao Giro do Mercado abaixo: 

A petrolífera disse que, a partir de estudos complementares, pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar o potencial dos reservatórios e direcionar as próximas atividades exploratórias na área.

Segundo a Petrobras, a perfuração do poço exploratório em Pitu Oeste foi concluída com “total segurança, dentro dos mais rigorosos protocolos de operação em águas profundas, o que reafirma que a Petrobras está preparada para realizar com total responsabilidade atividades na Margem Equatorial”.

Os trabalhos de perfuração, segundo a empresa, foram autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em outubro de 2023.

Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar