Petrobras (PETR4) comenta repercussão de proposta para mudar o estatuto
Após um dia de derrocada de 6% das ações da Petrobras (PETR4), em reação a uma proposta de mudança no estatuto da empresa, a companhia emitiu um comunicado afirmando que a proposta tem por objetivo alinhar o estatuto ao disposto na Lei nº 13.303/2016 quaisquer que venham a ser as decisões judiciais a respeito do tema.
Segundo a companhia, o Estatuto Social da Petrobras faz referência, no artigo 21, aos requisitos determinados pela Lei das Estatais.
A proposta a ser deliberada em AGE, disse, retira somente o parágrafo segundo do mesmo artigo 21 do Estatuto Social, que “reproduzia o conteúdo de cada um dos incisos do art. 17, parágrafo segundo, da referida lei.
A proposta mantém todos os requisitos previstos na Lei das Estatais nas indicações de membros da administração, afirmou a Petrobras.
“O objetivo é tão somente manter o Estatuto Social da Petrobras atualizado, quaisquer que venham a ser as decisões judiciais sobre o tema”, disse.
- 100 DIAS PARA INVESTIR: A 100ª edição do Giro do Mercado traz as melhores recomendações para você investir em ações nacionais e internacionais, além de fundos imobiliários. Clique aqui e não perca a oportunidade!
“Não há qualquer redução nas exigências em relação à Lei das Estatais, pois o Estatuto Social continua a fixar o cumprimento total da Lei das Estatais nas indicações, conforme estabelecido em seu artigo 21.”.
Reação do mercado ao que a Petrobras propõe
Os papéis da companhia estatal afundaram na sessão. Tanto os ordinários quanto os preferenciais figuraram entre os destaques negativos do Ibovespa após perdas de 6,03% e 6,61%, respectivamente.
Por ora, o BTG segue com recomendação de compra para as ações da petroleira, embora reconheça que um sinal amarelo foi ligado.
Veja o comunicado da empresa
Petrobras 23102023 by Kaype Abreu on Scribd