Petrobras (PETR4) cai em meio a anúncio de nova diretoria
As ações da Petrobras (PETR4), que operavam em baixa nesta sexta-feira (14), aprofundaram perdas após o anúncio de três novos diretores da companhia. No entanto, os papéis reduziram o movimento de reação inicial ao longo do pregão – e próximo ao fechamento ainda recuavam 2%, R$ 34,73.
- 3R Petroleum (RRRP3) é substituída por outra petroleira júnior em carteira recomendada da Empiricus Research; descubra gratuitamente quem foi a “substituta”
A nova presidente da estatal, Magda Chambriard, indicou Renata Baruzzi para a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Sylvia dos Anjos para a diretoria de Exploração e Produção, e Fernando Melgarejo para diretoria financeira e de relacionamento com investidores.
Para a Ativa Investimentos, a recepção um tanto volátil por parte das ações dialoga com o perfil profissional de Melgarejo, que ocupará o que seria o cargo mais importante dos três na visão do mercado.
A decisão de indicar para a diretoria financeira um perfil de carreira pública, disse a corretora, pode ser um sinal de menor abertura aos anseios do mercado. Os analistas ponderam que ter uma noção de como uma empresa de capital mista roda pode ser considerado um ponto positivo para um CFO da Petrobras.
Melgarejo passou 37 anos no Banco do Brasil, dos quais dedicou cerca de 30 anos à área financeira, onde Foi Gerente Executivo na Diretoria de Finanças e Relações com Investidores da Banco do Brasil na área de Estruturação e Análise Financeira. Ele é atualmente Conselheiro de Administração e integra o Comitê de Auditoria da Neoenergia, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Litel e Conselheiro Curador da Fundação Banco do Brasil.
O executivo é formado em Ciências Econômica União Educacional de Brasília (UNEB), pós-graduado em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com mestrado em Economia de Empresas na Universidade Católica de Brasília (UCB).