BusinessTimes

Petrobras (PETR4): Bolsonaro prometeu a privatização da estatal a Pires, diz UOL

29 mar 2022, 15:05 - atualizado em 29 mar 2022, 15:05
Petrobras
O presidente Jair Bolsonaro teria prometido a privatização da Petrobras para Adriano Pires (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Reportagem do colunista Tales Faria, do UOL, mostrou que para convencer Adriano Pires a aceitar o cargo de presidente da Petrobras (PETR3, PETR4), o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria prometido a privatização da estatal ao economista caso ele seja reeleito.

Bolsonaro teria dito para Pires e para o ministro Paulo Guedes que a empresa lhe dá “muita dor de cabeça”, e que se livrar dela seria a melhor opção.

Indicado para suceder o general Joaquim Silva e Luna no comando da Petrobras, Pires é um defensor da privatização da empresa e já se manifestou várias vezes sobre o tema.

Em 2019, primeiro ano do mandato de Bolsonaro, o economista escreveu em artigo ao site Poder360 em que dizia que o objetivo da privatização seria “interromper sucessivos anos de intervenções políticas nas estatais e acabar com a politica dos campeões nacionais, cujo auge se deu durante o governo do Partido dos Trabalhadores“.

“Quando bem regulada e fiscalizada, a empresa privatizada melhora sua eficiência operacional, aumenta os lucros, realiza investimentos, paga mais impostos e promove o desenvolvimento, beneficiando toda a sociedade”, disse na ocasião.

O ministro Paulo Guedes, no entanto, afirmou que a privatização da empresa não está na agenda. Ele conversou com a imprensa na embaixada do Brasil em Paris nesta terça-feira (29), onde cumpre agenda de reuniões com empresários e representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Guedes também afirmou que a troca de CEO da Petrobras não é “um fator importante”.

*Com informações do UOL e da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar