Petrobras (PETR4) bate recordes de produção nas refinarias; veja os números
A Petrobras (PETR4) bateu recordes de produção nas refinarias, segundo comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (17). De acordo com a petrolífera, as produções de gasolina e de diesel S-10 superaram, em 2024, recordes históricos.
O volume total de gasolina produzida chegou a 24,4 bilhões de litros, superando o recorde anterior de 2014, quando foram registrados 24,2 bilhões de litros. Na produção de diesel, o volume atingiu 26,3 bilhões de litros, batendo o recorde de 2023.
- SAIBA MAIS: Quais são as perspectivas para as criptomoedas neste ano? Evento “Onde Investir em 2025”, em parceria com o Money Times, revela onde estão as grandes oportunidades do mercado – veja aqui
O volume de petróleo processado vindo do pré-sal chegou a 70% do total processado pela Petrobras, também atingindo nível histórico ao superar o dado registrado em 2023, quando a média anual havia atingido 66%.
Já o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) anual atingiu 93,2% em 2024, ante 92% realizado em 2023. Conforme explica a petrolífera, o cálculo do FUT considera o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.
“A confiabilidade e a disponibilidade das plantas de refino foram fundamentais para a performance realizada, com a indicação de maior utilização das refinarias pelo planejamento integrado do segmento Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC) da Petrobras”, diz a companhia.