Petrobras (PETR4): B3 suspende negociação e empresa manda recado aos investidores
A Petrobras (PETR4) informou na tarde desta quarta-feira (29) que o seu Conselho de Administração concluiu que a revisão dos processos de investimentos e desinvestimentos tem de ser realizada com base no plano estratégico da companhia.
A empresa disse, no entanto, que poderá avaliar a suspensão de processos de vendas de ativos caso a nova diretoria decida sobre o assunto. As ações da Petrobras chegaram a ser suspensas na tarde desta quarta, antes da divulgação do fato relevante.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“A revisão não deverá incluir os desinvestimentos já em fase de assinatura e fechamento de contratos de forma a cumprir plenamente os direitos e as obrigações já assumidas pela companhia, com calendários e datas inclusive já definidas para ocorrer ao longo dos quatro trimestres de 2023, e, desta forma, não causar qualquer dano as partes envolvidas nas negociações, em especial a Petrobras”.
Governo pede à Petrobras
Mais cedo, a empresa informou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pediu uma reavaliação sobre a continuidade de desinvestimentos com contratos já assinados, considerando a recente eleição de uma nova diretoria executiva da estatal.
O pedido de Silveira ocorreu após a antiga diretoria executiva da Petrobras ter se posicionado a favor da manutenção de desinvestimentos com contratos assinados, dizendo que um estudo preliminar não apontou fundamentos para suspensão desses processos.
Essa posição da antiga diretoria havia sido encaminhada ao conselho de administração da Petrobras, em meados de março, em resposta ao pedido do governo de suspender por 90 dias as alienações de ativos da Petrobras em razão da reavaliação da Política Energética Nacional.