Petrobras (PETR4) avança 2,5% após indicações para conselho
As ações da Petrobras (PETR4) disparavam 2,64% por volta das 11h desta terça-feira (28), em dia otimista para o Ibovespa também.
O principal índice de ações da Bolsa tinha alta de 0,95%, a 106.715 pontos no mesmo horário.
O movimento dos papéis da petroleira ocorre em meio a diversas notícias envolvendo a companhia nos últimos dias.
Na segunda-feira (27), o Ministério de Minas e Energia divulgou a relação de indicados da União para compor o conselho de administração da Petrobras.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O indicado para a presidência do colegiado é o atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da pasta, Pietro Adamo Sampaio Mendes. Confira os demais nomes na lista.
Além disso, o Ministério da Fazenda confirmou na tarde de ontem que o governo vai retomar os impostos federais sobre a gasolina e o etanol.
Uma questão para os investidores, no entanto, é a tentativa de minimizar o impacto no bolso do consumidor, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca na Petrobras uma solução para o problema dos custos.
O presidente Lula tem mais uma reunião marcada com Jean Paul Prates, Fernando Haddad e Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia). A intenção é que a estatal baixe os preços dos combustíveis para compensar a alta nos impostos.
A Petrobras ainda irá divulgar seus resultados referentes ao quarto trimestre na próxima quarta-feira (1°), depois do fechamento do mercado.
Petroleiras no pregão
No mesmo horário, as ações de outras petroleiras operavam perto da estabilidade.
Prio (PRIO3) tinha leve alta de 0,14%. Já os papéis da 3R Petroleum (RRRP3) subiam 0,56% e os da PetroRecôncavo (RECV3) avançavam 0,63%.
*Com Juliana Américo, Olívia Bulla e informações de Reuters
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!