Empresas

Petrobras (PETR4) avalia fatia da Novonor na Braskem (BRKM5) caso não haja comprador, diz CEO

08 maio 2024, 13:50 - atualizado em 08 maio 2024, 14:00
petrobras braskem (Imagem: Agência Petrobras)
Petrobras avalia comprar a participação da Novonor na Braskem, caso não haja um interessado (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR3PETR4) avalia comprar a participação da Novonor na Braskem (BRKM5), caso não haja comprador interessado, afirmou o CEO Jean Paul Prates, em entrevista à agência epbr. A estatal buscaria sozinha, posteriormente, um sócio para o ativo.

“Estamos prontos para fazer o nosso movimento. Não havendo comprador, a gente pode até, eventualmente, fazer a aquisição e sair de novo, fazer um ‘farm out‘ de participação nós mesmos”, disse.

Prates, no entanto, não descarta a possibilidade de um novo sócio na petroquímica brasileira. “Ou podemos assistir todo esse processo [de negociação], participar dele, mas não exercer a posição final, em função do sócio ser adequado e os acordos serem satisfatórios para nós”, completou.

O esclarecimento vem após a Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) informar que não dará continuidade ao processo de negociações para adquirir uma fatia da Braskem.

Atualmente, a Petrobras detém 36,1% do capital total da companhia e 47% do capital votante. Já a Novonor tem participação de 38,3% no capital total e de 50,1% no votante.

O CEO da petroleira afirma que, caso um novo sócio entre na jogada, a ideia é igualar as porcentagens. “Ficar ‘fifty-fifty‘ e, a partir daí, ter uma empresa revitalizada, renovada”, explicou.

Prates diz que espera um sócio que tenha capacidade financeira, técnica e uma identidade com o setor de petroquímica, no mínimo, igual ou maior que a da Petrobras.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.