Mercados

Petrobras (PETR4): As mensagens da estatal em NY, segundo o BTG

12 out 2023, 9:00 - atualizado em 10 out 2023, 16:58
Petrobras
 BTG não vê a estatal impactada por julgamentos do Carf. (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

A Petrobras (PETR4) continua sendo a principal escolha do BTG Pactual no setor de óleo e gás, disse o banco após a participação da estatal no CEO Conference, evento promovido pela instituição em Nova York, nos Estados Unidos.

Os analistas Pedro Soares e Thiago Duarte receberam de forma positiva as mensagens da empresa sobre energia renovável, nível de produção petróleo, governança corporativa, ajuste de preços, obrigações tributárias e política de dividendos.

De acordo com os analistas, o investimento em energia renovável deve ficar entre 6-15% do total no novo Plano Estratégico (PE), que será anunciado em novembro. A expectativa da empresa sobre a produção de petróleo, disseram, deve sair dos atuais 2,1 mb/d para 2,5 mb/d, considerando novos projetos a serem implementados e o esgotamento natural da carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preços e dividendos da Petrobras

Segundo os analistas, a Petrobras diz que não absorverá perdas potenciais com a variação do petróleo no mercado internacional. A empresa, disseram, não acredita que existam riscos no fornecimento de combustível no Brasil, apesar da potencial redução das importações do diesel russo.

“Vemos a Petrobras altamente focada em respeitar a política de dividendos estabelecida para os próximos anos”, disseram os analistas. “Haverá espaço para distribuições adicionais, mas qualquer decisão só deverá ser tomada a partir de dezembro”.

O BTG também não vê a estatal impactada por julgamentos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). Para o banco, mesmo que um acordo seja assinado, os desembolsos deverão ser escalonados ao longo do tempo. “Não vemos isso como uma ameaça à capacidade da empresa de pagar dividendos robustos”, disse.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.