Petrobras (PETR4) arrasta Ibovespa com nova rodada de incertezas
As ações da Petrobras (PETR4) caíam 4%, a R$ 22,49, por volta das 13h50 desta terça-feira (22), e ajudavam a empurrar o Ibovespa (IBOV) para o campo negativo, aos 108,6 mil pontos (-1,01%), em dia de ganhos nas principais praças acionárias globais e alta do petróleo.
Os papéis da estatal começaram o pregão em queda após o UBS BB rebaixar a recomendação de PETR4 para venda, e aprofundaram a baixa com falas do senador Jean Paul Prates (PT-RN).
Indicado pelo governo de transição para conduzir os trabalhos do subgrupo de petróleo, gás natural e biocombustíveis, Prates disse à Reuters ter conversado com o presidente eleito, Lula, sobre a importância de a indicação do novo CEO da petrolífera ser feita até o início de dezembro.
Em entrevista coletiva, outro integrante do grupo de Energia do governo de transição, o ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Maurício Tolmasquim, disse que a equipe pediu ao atual ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que processos de venda de ativos da Petrobras sejam suspensos até a escolha do novo titular do ministério pelo governo eleito.
Mais cedo, a equipe de análises do UBS BB disse que a estatal pode estar a caminho de uma reversão de tendência observada desde 2016, quando passou a vender ativos e reduzir o endividamento. O banco citou a possibilidade de novos investimentos e destacou que vê incerteza sobre a política de preços.
*Com informações da Reuters
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!