Petrobras (PETR4) aprova revisão de parte do plano estratégico; confira
A Petrobras (PETR3; PETR4) comunicou ao mercado hoje que seu conselho de administração aprovou a revisão de parte do seu plano estratégico para 2024-2028.
O direcionador para investimentos (Capex) de baixo carbono foi revisado para a faixa entre 6% a 15% do Capex total da petroleira.
Para tanto, os elementos estratégicos do PE 2024-28 visam preparar a Petrobras para o compromisso com um “futuro mais sustentável, na busca por uma transição energética justa e segura no país, conciliando o foco atual em óleo e gás com a busca pela diversificação de nosso portfólio em negócios de baixo carbono”, afirmou a empresa em nota.
ESTREIA NO MONEY TIMES!
GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É HOJE!
A partir de seis propostas aprovadas pela diretoria executiva da Petrobras em março desse ano, foram pensadas novas estratégias para os segmentos de: exploração e produção; refino transporte e comercialização; gás e energia, e renováveis; e sustentabilidade. São elas:
- exploração e produção: Maximizar o valor do portfólio com foco em ativos rentáveis, repor as reservas de petróleo e gás inclusive com a exploração de novas fronteiras, aumentar a oferta de gás natural e promover a descarbonização das operações;
- refino transporte e comercialização: Atuar de forma competitiva e segura, maximizar a captura de valor pela adequação e aprimoramento do nosso parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística, buscar a autossuficiência em derivados, com integração vertical, processos mais eficientes, aprimoramento de produtos existentes e desenvolvimento de novos produtos em direção a um mercado de baixo carbono;
- gás e energia, e renováveis: Atuar de forma competitiva e integrada na operação e comercialização de gás e energia, otimizando o portfólio e atuando na inserção de fontes renováveis;
- sustentabilidade: Atuar em negócios de baixo carbono, diversificando o portfólio de forma rentável e promovendo a perenização da Petrobras; Atuar nos nossos negócios de forma íntegra e sustentável com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade; e Inovar para gerar valor para o negócio, suportando a excelência operacional e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização.
Processo
A proposta de destinação de parte do Capex para investimentos de baixo carbono ainda será levada à aprovação final, juntamente com a peça completa do novo plano, em novembro de 2023.
A Petrobras ainda ressalta que, uma vez aprovado o plano, os projetos em energias renováveis e em descarbonização, deverão passar pelos “processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis, tendo sua viabilidade técnica e econômica demonstrada”.
A petroleira ainda explicou que os investimentos devem buscar o retorno do investimento, redução do custo de capital e fortalecimento da Petrobras como uma empresa de energia integrada, maximizando o valor da Companhia