BusinessTimes

Petrobras (PETR4): A solução do Bradesco BBI para a política de preços

20 jun 2022, 15:08 - atualizado em 20 jun 2022, 15:09
Petrobras
Bradesco BBI enxerga solução para política de preços da Petrobras (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

Após o anúncio de reajuste dos preços dos combustíveis feito pela Petrobras (PETR4) na sexta (17), o conselheiro da estatal, Francisco Petros,  propôs congelamento dos preços por 45 dias.

Além disso, a proposta sugeria a formação de um grupo de trabalho com representantes da companhia, mercado e governo, em busca de uma nova fórmula de reajuste, segundo três fontes com conhecimento do assunto.

Entretanto, para o Bradesco BBI, discussões sobre uma fórmula de precificação seria uma solução muito mais produtiva do que o aumento da alíquota do imposto de renda da empresa, como o proposto pelo presidente da Câmara Arthur Lira, implementação de impostos de exportação no setor e instauração de CPI contra a empresa e seus diretores, atuais soluções consideradas pelo Governo.

Em relatório, os analistas dizem que se uma eventual nova fórmula preservasse a lucratividade do segmento de refino, em grande parte em linha com as flutuações do mercado, os investidores não teriam muita resistência.

“Achamos que uma fórmula de média móvel pode ser uma solução potencial, embora os participantes do mercado devam levar em conta o risco de abastecimento de combustível, já que o Brasil depende da importação de combustível“, diz o BBI.

Impacto da alta dos combustíveis

O anúncio do aumento de 5,18% para a gasolina, enquanto o diesel foi reajustado em 14,2%, feito na sexta-feira (17) está gerando grande repercussão.

Ainda na sexta, as ações da Petrobras desabaram mais de 6%, resultando em perda de valor de mercado de 27,3 bilhões de reais. O anúncio de mais um reajuste nos preços dos combustíveis ampliou preocupações de maior pressão política sobre a estatal.

Nesta segunda (20), a Petrobras informou que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da estatal. Fernando Borges foi nomeado como presidente interino.

Com isso, a B3 suspendeu por duas vezes as negociações das ações da Petrobras. A primeira suspensão aconteceu na abertura do pregão, enquanto a segunda suspensão aconteceu por volta das 10h50, após os papéis operarem em queda de mais de 3%.

Na volta da negociação, as ações a voltaram a subir.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar