Petrobras (PETR4): 4 coisas para não perder de vista, após mudanças na empresa
O BTG Pactual elencou nesta quinta-feira (7) quatro razões para ficar otimista com as recentes mudanças na Petrobras (PETR4).
Na quarta (6), o governo federal confirmou a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal e Marcio Andrade Weber para presidência do conselho de administração.
Para o BTG, as indicações:
Reduzem risco sobre senso de liderança
O BTG disse que as indicações reduzem o risco crescente de a Petrobras ficar com um senso de liderança diminuído.
O banco destaca que, desde que Adriano Pires e Rodolfo Landim decidiram recusar as vagas para a estatal, diversos meios de comunicação noticiavam as dificuldades do governo em encontrar candidatos dispostos a aceitar o novo desafio.
Finalizam (por enquanto) novela de novo CEO
Para o BTG, dado o histórico de José Mauro Coelho, parece muito provável que seu nome seja aprovado na assembleia de acionistas da próxima semana, “encerrando a novela do CEO da Petrobras (pelo menos por enquanto)”.
Considerando que Márcio Weber já é membro do Conselho de Administração da Petrobras, sua indicação também não deve enfrentar muita resistência, avalia o banco.
Deixam solução ‘menos ortodoxa’ mais distante
O BTG diz ver ambos os nomes indicados pelo governo reduzindo potencialmente as preocupações de que o Executivo possa encontrar uma solução “menos ortodoxa” para seus problemas, “o que poderia eventualmente trazer alguma sensação de ruptura ou deterioração na comunicação com o mercado“.
Trazem um novo perfil
O BTG avalia que o novo candidato a CEO tem um perfil diferente dos nomes anteriores do governo Bolsonaro.
Roberto Castello Branco, o primeiro presidente da Petrobras do atual governo, tinha uma trajetória profissional no setor privado, enquanto Joaquim Silva e Luna era um militar.
José Mauro Coelho tem um perfil mais técnico, com longa trajetória no setor público, destaca o BTG.
“Isso pode eventualmente contribuir para melhorar a comunicação da Petrobras nos próximos meses, principalmente no que se refere à política de preços de combustíveis da empresa”, disse o banco.
Petrobras: Comprar ou vender?
O BTG segue com recomendação “neutra” para as ações da Petrobras, citando incertezas em torno da alocação de capital após 2023. “Ainda achamos que há histórias mais convincentes em nossa cobertura de óleo e gás”.
O banco espera que a estatal apresente resultados financeiros fortes nos próximos trimestres, impulsionados pelo pré-sal, com dividendos robustos.
O UBS BB tem recomendação de compra para PETR4, com preço-alvo de R$ 44, ante o atual patamar de R$ 33. As ações da Petrobras subiam 3% nesta quinta.
Disclaimer
O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.