Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Petrobras opera com valorização de 1,2% após acordo com a Murphy Oil

Agência Brasil - 11/10/2018 - 12:14

Por Investing.com – As ações da Petrobras (PETR4) operam com valorização de 1,19% a R$ 26,38 na parte da manhã desta quinta-feira e ajudam a manter a alta do Ibovespa. Ontem, a companhia anunciou a formação de uma joint-venture com a Murphy Oil para atuação no Golfo do México.

A Suno Research destaca que a Murphy Oil Corporation (NYSE:MUR) é uma empresa global independente de exploração e produção de petróleo e gás natural, com produção offshore no sudeste da Ásia, Canadá e Golfo do México e produção onshore na América do Norte. A companhia detém uma participação de 20% em quatro blocos em águas profundas na bacia de Sergipe-Alagoas e junto com seus parceiros foi bem-sucedida na licitação dos blocos 430 e 573 na mesma bacia durante a 15ª Rodada da ANP.

Para os analistas, apesar do negócio ser positivo, tal evento não altera o fato de que a Petrobras é uma estatal e que, por conta disso, foi submetida durante bastante tempo a um dos maiores esquemas de corrupção da história da humanidade.

“Você gostaria de se associar a uma empresa com esse histórico? Acreditamos que esse seria, sem dúvidas, uma associação no mínimo insegura para qualquer investidor. Por conta disso, achamos mais coerente seguir de fora da Petrobras por tem indeterminado”, argumenta a Suno em nota enviada a clientes nesta quinta-feira.

A Petrobras e a Murphy Oil fecharam por meio de subsidiárias um contrato para criar uma joint venture composta por todos os ativos em produção situados no Golfo do México de ambas as empresas, que prevê até 1,1 bilhão de dólares a serem recebidos por unidade da petroleira brasileira, informou a Petrobras em nota nesta quarta-feira.

A Murphy Exploration & Production Company será a operadora da joint venture, com 80 por cento de participação, enquanto a Petrobras America deterá os demais 20 por cento. A nova empresa terá uma produção média estimada de aproximadamente 75 mil barris de óleo equivalente por dia no quarto trimestre de 2018.

A joint venture deterá os campos em águas profundas Cascade, Chinook, St. Malo, Lucius e Hadrian North, Cottonwood, Hadrian South, Dalmatian, Front Runner, Clipper, Habanero, Kodiak, Medusa e Thunder Hawk; e os campos em águas rasas South Marsh Island 280, Garden Banks 200/201 e Tahoe.

Do montante total à Petrobras, 900 milhões de dólares serão pagos à vista, no fechamento da operação, e correspondem à diferença de valor entre os ativos aportados por ambas as empresas no fechamento da operação. Outros até 150 milhões serão pagos até 2025.

Leia mais sobre: Empresas, Mercados, Petrobras