19 ago 2022, 15:34
-
atualizado em 19 ago 2022, 15:35
Qual marca mais representa o Brasil, sua personalidade e valores? Segundo o estudo Branding Brasil – O valor que o país gera, antecipado ao Money Times, a Petrobrasestá no topo do ranking.
O estudo mapeou quais são as 10 marcas que representam o Brasil, segundo o brasileiro, e identificou que as mais lembradas foram aquelas com relevância, proximidade e que geram conexão.
Para isso, o estudo analisou 5 comunidades online, mais de 600 mil tweets, além de pesquisa quantitativa com 2500 respondentes de todo o Brasil.
Veja as 10 marcas elencadas como as que mais representam o Brasil:
Petrobras
Havaianas
Natura
Banco do Brasil
Guaraná Antarctica
Agro/Agronegócio
Havan
Coca-Cola
Caixa Econômica
Itaú
Apesar de o agronegócio não ser uma marca específica, o estudo aponta que foi mencionado como um grande representante do Brasil, associado ao desenvolvimento do país, a geração de riquezas e a capacidade de alimentar o mundo.
Por que essas marcas representam o Brasil?
O estudo levantou quais são as principais razões para que estas marcas sejam mencionadas como as principais representantes do país.
As principais razões apontadas pelos entrevistados foram os diferenciais, porte e relevância das empresas, bem como a qualidade do produto/serviço. Além disso, a identificação e conexão emocional com o brasileiro, presença no cotidiano e compromisso de desenvolver o Brasil foram outros aspectos relevantes.
Para compreender melhor a percepção do brasileiro sobre as marcas, foram analisadas mais minuciosamente as 5 primeiras colocadas.
Petrobras
Em síntese, sobre a Petrobras foi levantado que é uma marca que leva as cores do Brasil e contribui diretamente para o desenvolvimento do país.
“As frases que justificam a Petrobras como maior representante do Brasil mostram uma forte associação com a onda 1, pelo tamanho e relevância da companhia. Mais de 1/5 das menções da Petrobras estão associadas ao seu impacto positivo na sociedade”, diz o estudo.
Entretanto, o estudo aponta que a expressividade da empresa reflete o contexto atual da companhia, com as trocas de presidentes, alta da gasolina e questões políticas aumentando a lembrança da marca e o seu impacto no dia a dia do brasileiro.
Havaianas
O estudo destaca que o sucesso da marca no Brasil e no mundo e a disseminação do uso em todo o território nacional faz as pessoas relacionarem Havaianas ao país:
É acessível e democrática: todos os brasileiros usam;
É uma marca criativa e alegre que gera identificação com as pessoas;
É brasileira e faz sucesso internacionalmente, representa o Brasil lá fora;
Carrega a bandeira do país nos produtos.
Natura
Já no caso da Natura, o estudo aponta que a associação com o país está no compromisso com o meio ambiente e o mundo.
Preservação ambiental, insumos naturais extraídos daqui e comprometimento com reciclagem;
Compromisso com a geração de impacto positivo em todas as áreas;
Marca brasileira que expandiu para o mundo.
Banco do Brasil
A marca representa o país tanto por tamanho e impacto na vida das pessoas quanto pelos patrocínios em que está presente, alguns dos principais pontos destacados foram:
Dá crédito aos brasileiros, tanto pessoas físicas quanto microempresários;
Apoia os atletas do país através dos patrocínios, contribuindo para o sentimento de orgulho nacional;
É uma empresa brasileira robusta e com credibilidade.
Guaraná Antarctica
Por fim, Guaraná Antarctica é uma marca 100% brasileira, a associação com o país parte do ingrediente, da proximidade e da representação da população.
Está próxima dos brasileiros, tanto nas festas quanto no dia a dia;
Usa o guaraná, um fruto originário da floresta amazônica;
Tem uma comunicação com a qual as pessoas se identificam, transmitindo alegria, festa e descontração do povo brasileiro.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.