Petrobras entra em acordo para encerrar ação movida pela Vanguard nos EUA
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (19) ter encerrado uma ação movida pela Vanguard nos EUA na Corte Federal da Pensilvânia. O The Vanguard Group é um dos maiores acionistas da companhia, após a União Federal e entidades relacionadas.
De acordo com a nota, a empresa já havia celebrado acordos para encerrar outras dezenove ações individuais apresentadas perante a Corte Federal de Nova York. Incluindo as 19 ações individuais com acordos previamente celebrados, um total de 27 ações “individuais haviam sido consolidadas, para fins de julgamento, em conjunto com uma ação coletiva (class action) perante a Corte Federal de Nova York.
A ação judicial do Vanguard era a única ação individual proposta fora de Nova York”, diz a estatal. A empresa ainda tem outras negociações em curso e, para tal, tem separados US$ 445 milhões para o 2º trimestre de 2017, dos quais a companhia já havia provisionado o montante de US$ 372 milhões no resultado do exercício de 2016. “No momento, não é possível para a Petrobras fazer estimativa confiável sobre o desfecho da class action”, explica a empresa.