BusinessTimes

Petrobras e outras 13 empresas assinam Pacto de Integridade

28 set 2018, 15:59 - atualizado em 28 set 2018, 15:59

Petrobras (PETR4) junto com mais 13 empresas, assinou o Pacto de Integridade da indústria de óleo, gás e biocombustíveis no encerramento da Rio Oil & Gas.

Espera-se que o documento represente um aprimoramento das medidas de transparência e uma ferramenta de prevenção à corrupção. “Nosso objetivo é compartilhar as melhores práticas e promover a ética e a integridade do setor”, diz Rafael Gomes, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.

Ivan Monteiro, presidente da estatal, vê com bons olhos as decisões que impulsionaram o setor de óleo e gás, aumentando a sua atratividade, e um ambiente de maior competição. “Tanto a competição quanto as parcerias nos estimulam e nos fazem crescer”, afirmou Monteiro, destacando os 2,5 milhões de barris produzidos por dia no primeiro semestre de 2018.

A Petrobras voltou a dar retorno aos acionistas, e a reação pôde ser vista em pouco tempo. Em 2017, a companhia gerou R$ 216 bilhões em valor distribuído. Desse valor, R$ 117 bilhões foram para o Estado e a sociedade por meio de tributos e participações governamentais.

Também compareceram à cerimônia o presidente da República Michel Temer, os ministros de Minas e Energia, Moreira Franco, da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.