BusinessTimes

Petrobras e norueguesa Equinor irão explorar gás no Rio de Janeiro

09 out 2019, 22:52 - atualizado em 09 out 2019, 22:52
Equinor
Campo de Peregrino Bravo, operado pela Equinor: acordo envolverá terminais de Cabiúnas e Comperj (Imagem: Ole Jørgen Bratland/Equinor)

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta quarta-feira (9) que firmou memorando de entendimentos com a norueguesa Equinor focado no desenvolvimento de negócios no setor de gás natural, que incluem projetos de geração termelétrica e estudos de viabilidade sobre ativos de processamento do produto e escoamento de líquidos em unidades no Rio de Janeiro.

Segundo a Petrobras, tais estudos envolveriam o Terminal de Cabiúnas, em Macaé, e o Comperj, em Itaboraí, onde há uma unidade de processamento de gás natural (UPGN) em construção, ambos pertencentes à Petrobras.

“Esses locais têm potencial de se tornarem relevantes polos de gás natural no país nos próximos anos”, afirmou a Petrobras, que disse que o memorando se segue a uma parceria estratégica firmada em 2017 com a Equinor.

A proposta visa a maximização de valor no segmento de ‘downstream’ de ambas as empresas (Imagem: Petrobras)

O memorando foi assinado no momento em que o governo tenta implantar um plano para quebrar o monopólios no setor de gás com o objetivo de reduzir o preço da energia. A proposta prevê a saída da Petrobras do segmento de distribuição e transporte de gás.

“Um dos principais objetivos do MOU (memorando) é a maximização de valor no segmento de ‘downstream’ de ambas as empresas”, disse a empresa, que ressaltou que o acordo, com objetivo de combinar esforços em investimentos nos segmentos de gás natural, gás natural liquefeito (GNL) e geração elétrica, não tem natureza vinculante.

Atualmente, a Petrobras e a Equinor são parceiras no campo de Roncador e nos blocos exploratórios BM-C-33, Dois Irmãos e C-M-709, dentre outros.