Petrobras de cara nova: Empresa aprova mudanças no posicionamento estratégico
A Petrobras (PETR4) divulgou nesta quinta-feira (26) a aprovação do novo posicionamento da empresa para 2020-2024. De acordo com o documento, a nova visão da companhia é ser a melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, além de focar no respeito às pessoas e ao meio ambiente.
“Estamos construindo a nova Petrobras, uma empresa sustentável, competitiva, que atua com segurança e ética, gerando mais valor para seus acionistas e para a sociedade. Seremos uma companhia dedicada à exploração e produção de petróleo em águas profundas, menos endividada. Esta nova Petrobras agrega, desde já, a transformação digital como uma poderosa alavanca para a realização de ganhos de produtividade e redução de custos”, afirmou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.
Como propósito, a Petrobras buscará “prover energia que assegure prosperidade de forma ética, segura e competitiva”. Agora, os seus valores serão respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; ética e transparência; orientação ao mercado; superação e confiança; e resultados.
A partir do próximo ano, as ações realizadas pela empresa serão lideradas por segmento de negócio.
Produção e Exploração: Aumentar o valor do portfólio focando em água profundas e ultra profundas, com eficiência operacional e otimização do fator recuperação e parcerias, além de crescer sustentada em ativos de óleo e gás da classe mundial.
Gás e Energia: Investir na comercialização competitiva do gás produzido por eles, otimizar o portfólio termoelétrico com foco no autoconsumo e na venda, além de sair integralmente da distribuição e do transporte de gás.
Refino, Transporte e Comercialização: Focar nas operações do Sudeste de forma competitiva, sair integralmente dos negócios de fertilizantes, distribuição de GLP e biodiesel e atuar na comercialização de petróleo global.
Renováveis: Desenvolver pesquisas para atuar a longo prazo em negócios de energia renovável com foco em eólica e solar e valorizar a comercialização do diesel renovável e o BioQav.
Uma outra estratégia da empresa é transformar a Petrobras digitalmente, empoderando os colaboradores, gerando valor e aumentando a segurança das operações.
Confira abaixo visão, propósito e valores da Petrobras: