Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Petrobras: Câmara aprova cessão onerosa. E agora?

Gustavo Kahil - 21/06/2018 - 10:03

Petrobras

Após a Câmara aprovar ontem por 217 votos a 57 e 4 abstenções, o texto-base da proposta que permite à Petrobras (PETR3; PETR4) transferir ou negociar até 70% dos campos da cessão onerosa do pré-sal na Bacia de Santos, o mercado agora projeta os próximos passos necessários para destravar o caminhão de US$ 8 bilhões que pode chegar à estatal (1,4 bilhão de barris).

Pela proposta, a cessão deverá produzir efeitos até que a Petrobras extraia o número de barris equivalentes de petróleo definido em respectivo contrato de cessão, podendo exceder a 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo. Em relatório enviado ao mercado hoje (21), o Bradesco lembra que o pulo do gato estará na decisão sobre o pagamento feito em barris ou em dinheiro.

“Vemos a aprovação do texto base como positiva, uma vez que ele visa abordar os principais problemas da cessão onerosa. No entanto, ainda vemos alguns obstáculos a serem superados”, aponta o analista Vicente Falanga. Os dois obstáculos vistos pelo Bradesco são:

1 – Aprovação no Senado. “O projeto pode ser modificado ou rejeitado pelo Senado se a oposição conseguir se mobilizar. Parece haver, no entanto, muito desejo político para uma aprovação final”.

2 – Mudança no governo. “Se o projeto for aprovado e a Petrobras receber o pagamento em barris, a futura administração pode decidir não vendê-los, o que dificultaria a empresa em resolver seus problemas de alavancagem. Além disso, com relação à possibilidade de a Petrobras vender 70% dos barris originais, o momento poderá se tornar um problema dado o processo de desinvestimento estabelecido pelo TCU”.

Para o analista, o melhor cenário seria uma liquidação da transferência em dinheiro, que poderia ser muito positivo para a alavancagem da empresa e poderia adicionar R$ 2 por ação em valor para as ações preferenciais.

Cessão onerosa

Estabelecida em 2010, a cessão onerosa é um contrato em que a União concedeu à Petrobras o direito de explorar e produzir cinco bilhões de barris de petróleo e gás natural, em seis blocos do pré-sal da Bacia de Santos. Segundo a petrolífera, a produção é de, em média, 25 mil barris de petróleo por dia. Dos dez poços com maior produção no Brasil, nove estão localizados nessa área.

(Com Agência Câmara)

Últimas Notícias