Petrobras, Banco do Brasil e Caixa: Veja os futuros presidentes das estatais no governo Lula
Foram anunciados nesta sexta-feira (30) os três nomes que vão comandar as principais estatais no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4) será Jean Paul Prates. Já o Banco do Brasil (BBAS3) ficará sob comando de Tarciana Medeiros, enquanto a Caixa Econômica Federal terá Rita Serrano como CEO.
Os nomes já eram cotados pela imprensa para assumir os cargos. Para BB e Caixa, Lula já pretendia nomear mulheres para comandar as empresas.
No mês de dezembro, o novo chefe do Executivo divulgou os 37 ministros que compõem a equipe do seu terceiro mandato.
Veja o perfil de cada um dos presidentes das estatais:
Petrobras
Nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro, a Petrobras teve quatro presidentes diferentes: Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna, José Mauro Ferreira Coelho e Caio Mário Paes de Andrade.
Jean Prates, novo presidente da estatal, é advogado, economista, ambientalista e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi senador pelo Rio Grande do Norte, em 2019, e já integrou a antiga Petrobras Internacional (Braspetro) nos anos 1980.
Prates também constitui o Bloco Parlamentar da Resistência Democrática do Senado e é titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Assim como Lula, Prates critica a política de Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras e, inclusive, propôs no Senado alternativas para a compensação dos valores de combustíveis.
Petrobras (PETR4): Quem é Jean Prates, novo presidente da estatal?
Banco do Brasil
No mandato de Bolsonaro, o Banco do Brasil teve três presidentes: Fausto, André Brandão e Rubem Novaes.
Quem assume o Banco do Brasil no terceiro mandato de Lula é Tarciana Medeiros. Com mais de 200 anos de história, o Banco do Brasil terá sua primeira CEO mulher.
Medeiros é administradora de empresas formada e tem mais de 20 anos de experiência em processos de previdência privada complementar de grande porte.
Atuou na Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) por 25 anos, sendo 12 anos como assistente administrativo financeiro e cerca de 13 anos como analista de seguridade.
https://www.moneytimes.com.br/banco-do-brasil-bbas3-quem-e-taciana-medeiro-nova-presidente-da-estatal/
Caixa Econômica
A Caixa Econômica teve cinco nomes diferentes na presidência durante o mandato de Bolsonaro: Daniella Marques, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, Pedro Duarte Guimarães, Nelson Antônio de Souza e Gilberto Magalhães Occhi.
A nova responsável pela estatal, Rita Serrano, é sindicalista e representa os trabalhadores da Caixa Econômica Federal no conselho de administração da instituição desde 2014. Atua no banco desde 1989.
É formada em Estudos Sociais e em História. É mestra em Administração na área de gestão da regionalidade e das organizações e tem especialização em governança para conselhos de Administração.
Caixa Econômica Federal: Quem é Rita Serrano, nova presidente do banco?