Petrobras anuncia pagamento antecipado de R$ 2,3 bilhões em juros
O conselho de administração da Petrobras (PETR3; PETR4) aprovou, nesta quarta-feira (18), o pagamento antecipado de R$ 2,352 bilhões em juros sobre capital próprio (JCP), o que corresponde a 42 centavos de real por ação preferencial (PETR4).
O pagamento será realizado em 07 de fevereiro para os investidores brasileiros, e em 17 de fevereiro para os estrangeiros que possuem ADRs (American Depositary Receipts) da estatal. O valor a ser pago será corrigido pela Selic até 07 de fevereiro.
Para calcular quanto cada acionista receberá, a Petrobras usará a posição de 26 de dezembro, no caso dos brasileiros, e de 30 de dezembro para as ADRs. As ações, contudo, serão excluídas do direito de receber os juros a partir de 27 de dezembro, tanto para os brasileiros, quanto para os estrangeiros.
Os juros sobre capital próprio estão sujeitos à cobrança de Imposto de Renda. A Petrobras avisa, ainda, que o valor será descontado da distribuição de dividendos.
Segundo o comunicado do início da noite de hoje, “o valor antecipado aos acionistas a título de JCP será descontado dos dividendos mínimos obrigatórios, inclusive para fins de pagamento dos dividendos mínimos prioritários das ações preferenciais.”
Veja a íntegra do comunicado da Petrobras.