Petro Rio inicia produção de segundo poço e a perfuração de terceiro
A Petro Rio (PRIO3) iniciou a produção do segundo poço da campanha de perfuração, de localização denominada POL-Z. A perfuração do segundo poço teve início em junho de 2018 e faz parte do Plano de Revitalização do Campo de Polvo. O projeto engloba a perfuração de três poços ao longo de seis meses, com o objetivo de incrementar o volume de óleo recuperável, possibilitando a extensão da vida econômica do Campo.
A perfuração de POL-Z confirmou a presença de óleo no alvo principal, em reservatório arenítico da formação Carapebus, do Grupo Campos, com intervalo vertical de 20 metros de net pay, porosidade média de 22% e densidade de óleo de 19º API.
Tendo em vista os resultados positivos, que apontaram para a economicidade de POL-Z, a PetroRio completou o poço e iniciou a produção através das instalações em operação no Campo. A duração da perfuração/completação do poço até o início de sua produção foi de 60 dias, dentro das estimativas.
A estimativa é de que a vazão inicial seja de aproximadamente 2 mil barris por dia. A companhia estima que o volume de óleo recuperável que será reclassificado de reserva provada não-desenvolvida para provada desenvolvida, é de 3 milhões barris, pendente da avaliação por parte da certificadora independente. O sucesso do poço POL-Z, somado ao sucesso do primeiro poço (POL-H), aumenta a produção do Campo em aproximadamente 50% em menos de quatro meses de campanha.
A perfuração contou com a parceria da Baker Hughes e atingiu a maior distância já percorrida por uma única broca 12 1 4 ⁄ ” deste fornecedor no Brasil (6.314m de comprimento).
“A administração da PetroRio estende sua satisfação com os resultados alcançados dentro do que foi planejado por sua equipe técnica e estima que o sucesso desta campanha dará subsídios e confiança para novas campanhas de perfuração futuras. A Companhia informa ao mercado, ainda, que dará início à perfuração do terceiro poço, de localização denominada POL-M”, conclui a empresa.