Eleições

Pesquisa eleitoral: Últimos levantamentos apontam estabilidade e preocupam Bolsonaro

20 set 2022, 6:02 - atualizado em 19 set 2022, 23:15
Eleições 2022
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A segunda-feira (19) começou de forma preocupante para Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe de campanha. Além de enfrentar críticas pela postura durante sua passagem pelo Reino Unido para o velório da rainha Elizabeth II, o presidente viu as duas pesquisas eleitorais divulgadas serem favoráveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula da Silva (PT) registrou 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) marcou 35% na pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado.

Realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, a sondagem aponta oscilação de ambos os candidatos dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, com Lula oscilando 1 ponto para cima e Bolsonaro 1 ponto para baixo, o que ampliou a vantagem do petista de 8 para 10 pontos em relação à semana passada.

Já conforme pesquisa realizada pela FSB/BTG e divulgada nesta segunda-feira (19), o ex-presidente Lula (PT) registrou 44% das intenções de voto no 1° turno das Eleições 2022, um aumento de 3 pontos percentuais ante a última semana,

Jair Bolsonaro, segundo colocado na pesquisa, ficou estável em relação ao último estudo, com 35% das intenções de voto no 1° turno.

Também divulgada nesta segunda-feira (19), pesquisa Ipec contratada pelo Globo aponta um crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aumentando a diferença para o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista, segundo o levantamento, estaria próximo de uma vitória no primeiro turno.

O levantamento mostra Lula com 47% das intenções de voto, um ponto percentual a mais do que o levantamento anterior, e Bolsonaro com 31%, mesmo valor da última pesquisa.

Em um eventual segundo turno, Lula venceria a disputa com 53% contra 38% de Bolsonaro, uma diferença de 15 pontos. No levantamento anterior, a vantagem do petista era de 13 pontos (52% a 39%).

De acordo com a pesquisa, 68% dos eleitores acham melhor que a eleição seja decidida logo no primeiro turno em 2 de outubro, enquanto 13% disseram preferir que o pleito vá para o segundo turno e 19% disseram que tanto faz.

Na quinta-feira (15), 0 Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto para presidente da República nas eleições de 2022. No levantamento, Lula aparece com os mesmos 45% das intenções de voto da última pesquisa, enquanto Bolsonaro desceu um ponto e esta com 33%.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!