Argentina: Peso foi moeda que mais se valorizou no mundo em 2024, diz pesquisa
O peso argentino valorizou 44,2% nos primeiros onze meses de 2024 em relação às outras moedas, representando a maior valorização do ano, apontou o levantamento feito pela GMA Capital, que utilizou os dados do Bank of International Settlements. O ano foi marcado por uma série de medida de Javier Milei, que assumiu como presidente neste ano.
- Dólar e Selic nas alturas: o que esperar do mercado para o próximo ano? Confira tudo o que você precisa saber para começar o ano bem no Giro do Mercado.
Entre os fatores que impulsionaram a valorização, destaca-se os ganhos das taxas cambiais definidas pelo governo e o aumento dos salários médios que quase dobraram para US$ 990, após sete anos de depreciação e hiperinflação do país.
Por outro lado, o banco central da Argentina tem enfrentado dificuldade para reconstruir suas reservas de moeda, devido ao alto custo de dólar para manter o peso forte.
Segundo alguns analistas, é alertado que a rápida depreciação do real brasileiro e uma possível nova onda de tarifas pelo novo presidente eleito Donald Trump, podem fazer com que a moeda fica muito vulnerável a uma repentina desvalorização.
No começo do mês, a siderúrgica Ternium apontou que os custos trabalhistas na Argentina estão “60% mais altos” do que no Brasil, fazendo com que fosse gerado preocupação entre empresários do país, devido ao impacto negativo que pode trazer à competitividade das exportações argentinas.
Com informações do Financial Times