BusinessTimes

Perspectivas econômicas da China pioram por receios sobre setores-chave e Covid-19

01 set 2022, 9:04 - atualizado em 01 set 2022, 9:04
China
A segunda maior economia do mundo freou acentuadamente no segundo trimestre devido aos bloqueios generalizados da Covid-19 (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

A fraqueza persistente no mercado imobiliário e no setor manufatureiro da China no mês passado, que juntos respondem por metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país, renova os riscos para a recuperação econômica já ameaçada por interrupções causadas pelas restrições generalizadas da Covid-19.

Quase 70 cidades chinesas relataram quedas nos preços de novas moradias em agosto, a maior marca desde o início da pandemia da Covid-19, de acordo com a China Index Academy nesta quinta-feira, uma das maiores empresas independentes de pesquisa imobiliária da China.

Também nesta quinta-feira, uma pesquisa do setor privado mostrou que a atividade industrial da China contraiu pela primeira vez em três meses em agosto, em meio ao enfraquecimento da demanda, enquanto a falta de energia e novos surtos de Covid-19 interromperam a produção.

A segunda maior economia do mundo freou acentuadamente no segundo trimestre devido aos bloqueios generalizados da Covid-19.

Evidências crescentes sugerem que a recuperação nascente no terceiro trimestre corre o risco de estagnar devido a novos surtos de Covid-19 e a uma perspectiva fraca prolongada para o setor imobiliário, levando os economistas a reduzir suas previsões para o PIB.

Os preços de novas moradias em 100 cidades pesquisadas pela China Index Academy caíram 0,01% em relação ao mês anterior, inalterados em relação a julho, refletindo o esfriamento contínuo do mercado imobiliário.

Em todo o país, as vendas de novas moradias por área útil caíram 32% em agosto em relação ao ano anterior, arrefecendo a queda ligeiramente ante baixa de 33% em julho e marcando o 13º mês de declínios de dois dígitos, mostrou um relatório separado da E-house China Research and Development Institution nesta quinta-feira.

Analistas dizem que o enfraquecimento dos preços continuará a afetar a confiança dos compradores de imóveis, prolongando a desaceleração imobiliária e sugerindo uma perda adicional no ímpeto econômico.

A leitura inesperadamente fraca na pesquisa privada do PMI Caixin nesta quinta-feira ecoou o PMI oficial divulgado na quarta-feira, que também está em território de contração.

A resiliência da manufatura chinesa, que representou 27,4% do PIB da China em 2021, desde o início da pandemia da Covid-19 manteve as cadeias de suprimentos globais em funcionamento.

Mas as restrições generalizadas da Covid-19 na China este ano com o surgimento da variante Ômicron estão ameaçando desequilibrar o setor.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar