Pequeno supermercado volta a adotar a ‘terceirização da carne’ e frigoríficos ficam com as sobras
Várias pequenas redes de supermercados regionais e lojas independentes estão tentando escapar dos atacadistas de carne e dos grandes frigoríficos.
A prática de comprar boi e terceirizar o abate, costumeiramente em frigoríficos pequenos e marchands, está crescendo, embora não haja estatísticas sobre isso.
Na medida em que os atacadistas operam mais com a carne de frigoríficos maiores, e ainda carregam seus preços na venda ao varejo, os lojistas menores precisam de mais fôlego para manter o cliente. Do mesmo modo, os pequenos abatedouros estão fora do mercado para atender o grande varejo.
No Norte e Oeste de São Paulo, onde há grande número desses estabelecimentos, que só possuem controle de inspeção estadual – e não o SIF, federal -, o pagamento pelo serviço acaba sendo, na maioria dos casos, pela retenção dos miúdos, couro, sebo e ossos.
A associação que reúne 19 supermercadistas independentes em São José do Rio Preto (Assin) sob a marca Redemais, com 30 lojas, informou que tem conhecimento de que dois voltaram a operar nesse sistema.
Mas, como não se trata de prática ilegal, não se descarta que redes maiores estejam adotando operação semelhante. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) ficou de levantar algum dado a pedido de Money Times.
Alguns produtores da região também apontam Catanduva e Potirendaba como outras duas cidades de origem da terceirização do abate bovino pelos varejistas.
Sob anonimato, um produtor de Barretos disse ao Money Times que, inclusive, a cotação da vaca subiu bem na região porque a procura vinha se dando sobre esse gênero, mais barato que o macho.
Embora não haja irregularidade, os supermercados e produtores evitam falar abertamente, temendo algum tipo de represália, porque também precisam recorrer ao sistema convencional.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!