Pequeno erro resulta em vazamento de dados de corretora cripto australiana
Ontem (1º), a corretora cripto australiana BTC Markets enviou um e-mail em massa a seus usuários, afetando sua privacidade.
Acidentalmente, a corretora colocou o nome e o endereço de e-mail de seus usuários no campo “Para” do e-mail. O incidente afetou todos os 270 mil usuários da BTC Markets, segundo a CEO Caroline Bowler.
Hi Scott. All account holders were affected. The email was sent in batches, rather than in bulk. Hence why your two addresses were in two groups.
— Caroline Bowler (@CaroBowler) December 1, 2020
BTC Markets afirmou que sua plataforma de negociação não foi afetada pelo problema do e-mail. “Nosso processo externa de comunicação não tem ligação com nosso sistema interno, então nenhum dado de senhas foi exposto.”
Earlier today, an announcement from BTC Markets exposed client names and email addresses. This is a deeply regrettable situation and we apologise wholeheartedly for it.
— BTC Markets (@BTCMarkets) December 1, 2020
A corretora explicou que irá informar o problema ao Escritório da Comissão Australiana de Informações (OAIC, na sigla em inglês) para cumprir com requisitos de vazamento de dados, realizar uma reavaliação interna e implementar outras medidas de segurança de dados.
Enquanto isso, a BTC Markets aconselha que todos os seus usuários ativem a autenticação de dois fatores (2FA) para se protegerem de outros possíveis ciberataques.
BTC Markets não é a primeira corretora a ter sofrido esse tipo de vazamento de dados.
Em 2019, a BitMEX acidentalmente vazou os endereços de e-mail de grande parte de seus usuários. Em junho deste ano, a fornecedora de carteira cripto de hardware Ledger passou por um vazamento de dados, que expôs cerca de um milhão de endereços de e-mail.
Leia também:
– Como proteger seus dados em um mundo tão conectado?
– Carteiras de cripto são suscetíveis a hacks em celulares; veja como se proteger
– Provas de conhecimento zero: um divisor de águas para a segurança de dados do cliente