Pensando em vender o carro? Veja 6 mitos e verdades antes de procurar por um comprador
A venda de carros usados está se tornando uma prática cada vez mais comum no Brasil. No entanto, fechar uma negociação não é tarefa simples, justamente porque existem muitos mitos envolvendo o setor. Pensando nisso, a InstaCarro, startup de compras e vendas de veículos, traz seis mitos e verdades para esclarecer um pouco mais sobre o processo de revenda. Confira a seguir:
Quer concorrer a R$ 300? Responda esta pesquisa sobre investimentos em 2 minutos
1. Veículos brancos, pretos e pratas têm revenda mais fácil
Verdade! Por terem cores mais neutras, são os mais procurados e, portanto, os mais “comercializáveis”. Esses carros também são padronizados, e por isso não sofrem tantas variações.
Exclusivo: O segredo para ganhar com Petrobras em qualquer cenário
2. Carros que tiveram um único dono são mais valorizados
É mito, e um bastante difundido atualmente, segundo a startup. O que importa é o cuidado que se tem pelo veículo. Portanto, quando for pensar em vender o seu carro, divulgue informações referentes à quilometragem, revisão, manutenção e iniciativas preventivas.
3. Quilometragem é muito importante
Verdade. Por outro lado, a análise pode enganar. Um índice menor nem sempre corresponde às melhores opções. Sendo assim, para evitar a desconfiança do cliente, anuncie não só os dados da quilometragem, como também informações complementares.
4. Fazer reparação é positivo na hora de vender o carro
Mito. Isso depende muito da qualidade do serviço, do gasto envolvido e da percepção de valor do novo proprietário. Dependendo da “cara” que o proprietário quer dar ao veículo, a decisão pode gerar questionamentos e alimentar a possibilidade de um problema mais grave, o que acabaria depreciando o valor de venda.
5. Blindagens e modificações reduzem o valor na revenda
É verdade. A customização do veículo impacta diretamente no seu preço e, por isso, quanto mais distante o carro estiver do desenho original, mais difícil será encontrar alguém que queira comprá-lo. A mesma coisa acontece com blindagens. “O custo para instalação e manutenção não é revertido na revenda e o prejuízo fica com o proprietário”, explica a InstaCarro.
6. Vale mais a pena vender o carro por conta própria
Mito. Atualmente, os proprietários contam com diversas ferramentas, inclusive plataformas online, para realizar a venda, e ainda desembolsando pouco. Com auxílio de terceiros, o resultado pode sair melhor do que o esperado.