BusinessTimes

Pemex declara força maior em importações de gasolina

23 abr 2020, 16:55 - atualizado em 23 abr 2020, 16:55
Pemex
O termo “força maior” geralmente descreve um evento externo inesperado que torna impossível para uma parte cumprir as obrigações decorrentes de um contrato (Imagem: REUTERS/Daniel Becerril)

O México, maior destinatário das exportações de gasolina dos Estados Unidos, tenta cancelar importações do combustível de pelo menos uma empresa americana em meio aos efeitos do coronavírus sobre a demanda.

A PMI, unidade de trading da Petróleos Mexicanos, declarou força maior nas importações de gasolina porque um grande número de embarcações que não podem descarregar o combustível estão ociosas nas costas do Atlântico e do Pacífico, segundo uma pessoa com conhecimento da situação.

O termo “força maior” geralmente descreve um evento externo inesperado que torna impossível para uma parte cumprir as obrigações decorrentes de um contrato.

O consumo de combustível nos postos de gasolina mexicanos encolheu 50% devido à quarentena imposta pelo governo do presidente Andrés Manuel López Obrador.

Cerca de 60 navios estão parados aguardando para descarregar, disse Erick Tapia, consultor independente de petróleo do México e ex-funcionário da PMI. Cada navio transporta em média 300 mil barris, elevando o total no mar para cerca de 18 milhões de barris.

“Será uma situação muito complicada para que consigam sair disso”, disse.

A Pemex não retornou imediatamente e-mail com pedido de comentários.