BC dos EUA eleva juro e prevê mais três altas em 2018
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevou a taxa básica de juros nesta quarta-feira (13) em 0,25 ponto percentual para a faixa entre 1,25% e 1,50%, conforme esperado pelo mercado. Foi a terceira elevação dos juros realizada neste ano pela autoridade monetária. Sete membros do Fed votaram a favor da alta, enquanto dois se manifestaram contra.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
“O comitê continua prevendo que, com o ajuste gradual no enfoque da política monetária, a atividade econômica vai se expandir em um ritmo moderado e as condições do mercado de trabalho vão permanecer fortes”, diz comunicado do BC americano.
A projeção do Fed para o total de elevações do juro em 2018 permaneceu em mais três de 0,25 ponto. Os diretores também avaliaram que a taxa poderá chegar a 3,1% em 2020, um pouco acima do objetivo de longo prazo de 2,8%.
Para o PIB, a expectativa de crescimento calculada pelo Fed passou de 2,1% para 2,5% em 2018. Enquanto isso, a estimativa para inflação ficou estacionada. A taxa de desemprego deve alcançar 4% em 2020, um pouco abaixo da meta de longo prazo de 4,6%.
Esta foi provavelmente a penúltima reunião do Fed comandada por Janet Yellen. A partir de fevereiro, o atual diretor Jerome Powell irá assumir a presidência da autoridade. E o próximo encontro do colegiado está marcado para 30 de janeiro de 2018.
Neste momento, Yellen, concede entrevista coletiva à imprensa. Acompanhe aqui.