Pela primeira vez, Apple e Meta não entram em lista dos melhores lugares para trabalhar (e Google não está em 1ª lugar)
Mesmo em meio as ondas de demissões, as empresas de tecnologia representam 40% da lista da Glassdoor dos 100 melhores lugares para trabalhar em 2023. Neste ano, a empresa de software Gainsight debutou em primeiro lugar.
Apesar disto, Apple (AAPL) e Meta (META) não figuram entre os listados deste ano pela primeira vez desde o surgimento, em 2009. Em 2022, ambas empresas estiveram presentes na lista, ainda que em posição mediana.
“O setor de tecnologia continua sendo o melhor representado na lista”, afirma o economista-chefe da Glassdoor, Daniel Zhao, que destaca que, em simultâneo, o setor viveu uma montanha-russa em 2022.
Com a saída da Apple e da Meta da lista, Google e a Bain & Company são as únicas empresas a apareceram na lista em todas as suas edições.
Confira o ranking das 10 melhores empresas para se trabalhar em 2023:
- Gainsight
- Box
- Bain & Company
- McKinsey & Company
- NVIDIA
- MathWorks
- Boston Consulting Group
- ServiceNow
- Hambúrguer In-N-Out
“O ano passado trouxe altos e baixos extremos para candidatos a emprego e funcionários, mas, apesar de um mercado de trabalho cada vez mais incerto, os dados da Glassdoor mostram que ainda existem empresas focadas em criar experiências excepcionais para os funcionários”, disse Christian Sutherland-Wong, CEO da Glassdoor.
Demissões no setor de tecnologia
No Brasil e no mundo, as demissões foram um tópico em alta ao longo de 2022. O setor de tecnologia foi o maior destaque neste sentido, com empresas gigantes como Google, Facebook, Amazon e Microsoft protagonizaram cortes de funcionários.
Em relação às big techs, foi apontado que os cortes ocorreram diante de gastos lentos do consumidor, inflação alta e um dólar forte que reduz as vendas no exterior.