CryptoTimes

Co-fundador de Terra (LUNA) é acusado de usar passaporte falso da Costa Rica

20 abr 2023, 15:39 - atualizado em 20 abr 2023, 15:39
Do Kwon Terra LUNA Montenegro preso detido
O passaporte falso utilizado por Kwon é, supostamente, da Costa Rica (Imagem: YouTube/Terra)

Do Kwon, co-fundador da colapsada blockchain Terra (LUNA) e da Terraforms Labs, foi acusado nesta quinta-feira (20) pelas autoridades de Montenegro por utilizar passaporte falso durante sua tentativa de fuga no mês passado, conforme noticiou o DL News.

Kwon estava foragido até o mês passado, quando foi pego em Montenegro pelas autoridades tentando fugir do país para Dubai em seu jato particular. O passaporte falso utilizado por Kwon é, supostamente, da Costa Rica.

Se condenado pelas acusações relacionadas a documentos, Kwon pode pegar uma sentença de três meses a cinco anos de prisão, disse o DL News.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O homem mais ‘desejado’ do mundo é Do Kwon

Essa não é a única acusação que Do Kwon possui em seu “currículo”. Acusado de manipulação de mercado e outros crimes financeiros, tanto os Estados Unidos como a Coréia do Sul querem ver ele em seu país para julgá-lo.

A polícia sul-coreana emitiu um mandado de prisão para Do Kwon em setembro passado, após uma investigação criminal sobre o colapso do blockchain da Terra. Promotores federais dos Estados Unidos acusaram Kwon de fraude também poucas horas após ser detido em Montenegro.

A criação do Do Kown, o blockchain da Terra, entrou em colapso após a stablecoin utilizada na rede, perder a paridade com dólar e prejudicar em dezenas de bilhões de dólares os investidores.

O incidente foi o primeiro de uma série de crises que atingiram os mercados de criptomoedas ao longo de 2022, incluindo as falências do credor de criptomoedas Celsius e da gigante de câmbio FTX.