‘Pedaço de um plano maior’: Campos Neto fala sobre as inovações no Pix
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apontou inovações para o Pix, após receber a premio de Marca mais Admirada do Brasil no setor de pagamentos, concedido pelo Grupo Bandeirantes. Neto disse estar olhando para o uso internacional e os pagamentos programados.
Em 3 anos de existência, o Pix já movimentou R$ 10,9 trilhões – dado até dezembro de 2022 –“Não esperava uma evolução tão rápida; as pessoas aderiram ao produto que foi pensado como forma de gerar inclusão”, disse durante seu discurso.
Agora, o presidente do BC entende que o Pix está tomando um novo papel aos poucos que antes eram apenas dos cartões de crédito e diz ter planos mais ambiciosos para o método de pagamento idealizado pela autarquia. “É um pedaço de um plano maior, de digitalização e tokenização”, retoma Neto sobre a digitalização da moeda brasileira (Drex).
Neto ainda argumentou que o surgimento do novo meio de pagamento foi benéfico para o setor bancário, contrariando previsões de que o meio de pagamento prejudicaria os bancos ao retirar dessas instituições a possibilidade de cobrança de tarifas por transferências bancárias.
- Aumento da tensão na guerra preocupa mercados: Veja os melhores ativos para proteger sua carteira dos impactos geopolíticos no Giro do Mercado, é só clicar aqui: