Política

PEC dos gatilhos deve avançar rápido na Câmara, diz Maia

04 nov 2019, 13:40 - atualizado em 04 nov 2019, 13:40
Rodrigo Maia
“Acho que o que tem que se tentar avançar rápido é na PEC dos gatilhos”, disse Maia  (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que a proposta que trata de gatilhos para a regra de ouro deve tramitar de forma rápida na Casa.

O governo pretende enviar na terça-feira desta semana um pacote de medidas, a serem encampadas, na sua maioria por senadores. Dentre elas, haverá uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre os gatilhos para a regra de ouro, também chamada de PEC emergencial, semelhante a uma outra medida que já tramita na Câmara, de autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ).

“Acho que o que tem que se tentar avançar rápido é na PEC dos gatilhos”, disse Maia em Jaboatão do Guararapes, em Pernambuco.

Questionado sobre a reforma administrativa, outro tema que deve ser encaminhado pelo governo ao Congresso, afirmou que deve tramitar ainda neste ano, embora não a considere tão urgente quanto a PEC dos gatilhos.

“Na verdade, a reforma administrativa, como vem tratando só dos novos servidores, não tem a mesma urgência da PEC que trata do controle de gastos, a PEC do Pedro Paulo, a PEC dos gatilhos”, defendeu.

Como a PEC dos gatilhos do governo deve ter sua tramitação iniciada pelo Senado, a ideia é que ela possa ser incorporada ao texto da Câmara após ter a votação concluída pelos senadores.

Maia também disse que irá decidir entre esta segunda e a terça-feira a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre o vazamento de óleo no litoral do Nordeste. O presidente da Câmara pretende ouvir os deputados da região para tomar sua decisão.

reuters@moneytimes.com.br