PCE: Inflação dos EUA sobe 0,2% em setembro e vai a 2,1% em um ano
O índice de preços (PCE) dos Estados Unidos (EUA) subiu 0,2% no mês de setembro, segundo divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta quinta-feira (31). Em um ano, o PCE foi a 2,1% e se aproximou mais da meta de 2% perseguida pelo Federal Reserve (Fed).
A variação mensal veio levemente abaixo das projeções do mercado, de 0,3%, enquanto a anual veio em linha com o esperado.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo do PCE subiu 0,3% no nono mês do ano. Na comparação anual, foi a 2,7%.
- Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como
O avanço da inflação no mês passado vem após altas de 0,1% e de 2,3% (revisado) em agosto. O núcleo, por sua vez, subiu 0,2% e 2,7% naquele mês.
O PCE é o indicador inflacionário preferido do Federal Reserve e ajuda o mercado a calibrar as expectativas para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), marcada para semana que vem.
Com a alta modesta dos preços, o mercado espera por mais um corte nos juros. As apostas de uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa, levando-a para o intervalo de 4,50% a 4,75%, subiram para 96,1%, segundo a ferramenta de monitoramento CME FedWatch.