Internacional

PCE: Inflação dos EUA acelera 0,2% em julho e vai a 2,5% em um ano

30 ago 2024, 9:37 - atualizado em 30 ago 2024, 9:41
eua estados unidos pce inflação
Agência do Departamento de Comércio dos EUA divulga PCE, inflação do país (Imagem: Karolina Kaboompics/Pexels)

Os preços nos Estados Unidos (EUA) subiram 0,2% no mês de julho, segundo divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta sexta-feira (30). Em um ano, o PCE foi a 2,5%, mas segue acima da meta de 2% perseguida pelo Federal Reserve (Fed).

A alta na inflação do mês passado vem após um avanço de 0,1% em junho. Até aquele mês, o índice acumulava alta de 2,5% em 12 meses.

A variação mensal veio em linha com as projeções do mercado, mas a anual foi ligeiramente abaixo das expectativas, de 2,6%.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo do PCE subiu 0,2% no sétimo mês do ano, após alta igual em junho. Na comparação anual, aumentou 2,6%.

As apostas para o núcleo da inflação eram de 0,2% mês a mês e de 2,7% ano a ano.

Powell dá sinal positivo para corte de juros nos EUA

No Simpósio de Jackson Hole, que aconteceu na semana passada, o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, deu sinal positivo para o início do corte de juros nos EUA.

Ele destacou que os riscos menores de alta para a inflação e maiores para a queda do emprego mostram que “chegou a hora” de afrouxar a política monetária. “A direção a ser seguida é clara”, disse.

Em relação à inflação, o presidente do Fed afirmou estar mais confiante de que o índice está caminhando de forma sustentável para a meta. Já para o mercado de trabalho, disse que o aumento no desemprego se deu pelo aumento da oferta de mão de obra e pela desaceleração das contratações.

O PCE de hoje ajuda a orientar o Fed quanto ao ritmo dos cortes. Powell reiterou que o tamanho da redução dependerá dos “dados que chegarem, da evolução das perspectivas e do equilíbrio dos riscos.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar