Internacional

Payroll: EUA criam 12 mil vagas de emprego em outubro e frustram expectativas

01 nov 2024, 9:38 - atualizado em 01 nov 2024, 9:44
payroll eua estados unidos
Estados Unidos divulgam criação de vagas de trabalho do mês de outubro (Imagem: Getty Images Signature)

Os Estados Unidos (EUA) criaram 12 mil vagas de emprego em outubro, de acordo com o payroll divulgado nesta sexta-feira (01) pelo Departamento do Trabalho do país.

Os dados do mês passado desaceleraram frente à leitura de setembro, quando a economia norte-americana abriu 254 mil postos de emprego.

O resultado também ficou bem abaixo das expectativas do mercado, que esperava a criação de 108 mil vagas, segundo o Investing.com.

A taxa de desemprego, por sua vez, se manteve estável, em 4,1%, nos EUA. O número de desempregados fechou o mês em 7 milhões.

Tanto a taxa de participação da força de trabalho quanto a métrica emprego-população tiveram pouco mudança frente a setembro. Em outubro, essas métricas foram de 62,6% e 60%, respectivamente.

Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano, de US$ 35,46, subiram 0,4% na comparação mensal e avançaram 4% em relação ao mesmo mês de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do payroll

As demais leituras de emprego dos Estados Unidos, divulgadas mais cedo nesta semana, vieram mistas.

Na quarta-feira (29), o Jolts mostrou que o número de postos de emprego em aberto no país caiu de 7,861 milhões em agosto para 7,443 milhões em setembro — abaixo do esperado. Esse é o menor nível em mais de três anos e meio.

Já, no dia seguinte (30), o relatório da Automatic Data Processing (ADP) surpreendeu para cima e apontou a criação de 233 mil novas vagas em outubro no setor privado. No mês anterior, o número foi de 159 mil.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.