Payroll joga água fria no Fed: Estados Unidos criam 339 mil vagas de emprego em maio
Os Estados Unidos criaram 339 mil vagas de emprego em maio, segundo o relatório payroll divulgado nesta sexta-feira (02) pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou acima da expectativa do mercado de criação de 200 mil postos de trabalho.
Os dados de emprego de abril foram revisados para cima, mostrando a criação de 294 mil vagas, de mais 253 mil postos de trabalho na leitura original do payroll.
- GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!
Os números de emprego sinalizam que o mercado de trabalho nos EUA segue forte e colocam em xeque os planos do Federal Reserve de encerrar o ciclo de alta dos juros.
Com isso, a taxa de desemprego nos EUA subiu para 3,7% em maio, ante a taxa de 3,4% em abril, ante previsão de recuo a 3,5%. Por sua vez, a taxa de participação da população na força de trabalho se manteve em 62,6% em maio.
Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano subiram 0,3% em maio ante abril e avançaram 4,3% em relação a maio de 2022, equivalente a US$ 33,44 por hora, em média. O consenso era de alta de 0,5% e +4,4%, na mesma ordem.